2ª edição do Simpósio de Cuidados Paliativos reúne mais de 250 pessoas

No último final de semana, (09 e 10) de setembro, aconteceu o Segundo Simpósio de Cuidados Paliativos. O evento promovido pelo Grupo Luta Pela Vida em parceira com a Liga Acadêmica de Apoio ao Paciente com Câncer contou com nove palestras sobre cuidados paliativos, manejo da dor, aceitação da morte, nutrição do paciente terminal e o apoio da religião em momentos difíceis.  

Além de trazer à luz do discurso, temas pouco entendidos como: extubação, sedação, e até mesmo os próprios cuidados paliativos como um todo, as rodadas de palestras também serviram para apresentar ao público o que se tem de novo nessa área e experiencias de vida, dos médicos e dos pacientes. Tudo isso, buscando aplicar na prática, uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida e bem-estar ao paciente assistido como explicou o diretor do GLPV e oncologista, Dr. Rogério Araújo.

“A nossa proposta é que toda a comunidade possa entender melhor, desmistificar os cuidados paliativos, e saber no detalhe desde como funciona o manejo dos sintomas até como é importante o apoio familiar nestes casos. É um momento muito importante exatamente para difundir a ideia da terminalidade, desde o começo da vida nós sabemos que a única certeza é a morte, mas muitas vezes isso passa por despercebido”, comentou o oncologista.

A segunda edição do simpósio contou com aproximadamente 250 pessoas entre médicos, pesquisadores, alunos da UFU e comunidade em geral.

Agradecemos a todos que, de alguma forma, contribuíram para esse evento acontecer novamente em especial à PCTech Informática, Formed, Paçoquita, Q.Imagem, Britvic, Royal buffet, Guaraná Mineiro, Móveis RB, Garden Bela Flor e Central Garden.

Rolar para cima