Alunos do curso de medicina da UFU realizam visita ao Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos

Na segunda-feira, (16/05), alunos do sexto período do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia realizaram uma visita ao Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos para conhecer a unidade.

A visita foi promovida pelo professor Doutor Nilton Pereira, visando que os alunos aprendessem na prática a importância da política de cuidados paliativos. “Nós temos uma disciplina chamada saúde coletiva 6 para reconhecermos as principais políticas públicas de atenção à saúde do SUS. Esse semestre os alunos estão aprendendo sobre políticas de doenças crônicas, políticas de urgência e emergência e essa aula é sobre a política de cuidados paliativos. Temos a abordagem teórica, que eles estão conhecendo agora os princípios, e tendo essa oportunidade de ver na prática como é a organização dos cuidados paliativos na nossa cidade”, afirma o professor.

O Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos é um prédio pensado especialmente para receber pacientes paliativos com muito amor, cuidado e carinho, que conta com espaço humanizado com atividades manuais e socialização, como sala de TV, artesanato, varandas, posto de enfermagem, além de sala de apoio psicológico e terapia ocupacional, entre outras. 

Para o professor Doutor Nilton, o esforço e dedicação do Grupo Luta Pela Vida nesses 26 anos de atuação são notáveis e essenciais para que o Hospital do Câncer em Uberlândia e Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos estejam onde estão atualmente. “Se não fosse a ONG, se não fosse a estrutura, a motivação e a mobilização da ONG para mobilizar recursos humanos, financeiros, mídia, toda uma estratégia de comunicação, se não fosse isso o nosso Hospital do Câncer não seria o que é hoje, uma das maiores referências no Brasil em tratamento oncológico e agora com essa inovação de ter o Centro de Cuidados Paliativos. Sem dúvida nenhuma é graças a toda história e ao esforço atual da diretoria do Grupo Luta Pela Vida”.

O Grupo Luta Pela Vida agradece ao Dr.Nilton pela visita com os alunos do curso de medicina da UFU.  Seguimos juntos pela Vida.

Rolar para cima