Conheça os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil

Compartilhe:

Quando falamos de câncer, a prevenção é sempre o melhor remédio e esse ditado não é diferente quando o assunto é o câncer infantojuvenil. Muitas vezes alguns sintomas que podem indicar o câncer, como manchas no corpo, dor nos ossos e nas articulações ou caroços que não cedem, podem ser confundidos com outras doenças e prejudicar o diagnóstico precoce.

Desta forma é sempre importante a atenção de pais e responsáveis diante dos sintomas que os filhos podem ter. As observações feitas no dia a dia podem ser o primeiro alerta para procurar um médico.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), os principais tumores que acometem crianças e adolescentes são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos) e linfomas (sistema linfático). Também afetam as crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Ainda segundo o INCA, estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil em 2016 e a melhor forma de tentar rever essa estatística, o diagnóstico precoce é muito importante. Para entender melhor sobre a doença e detectar sinais e sintomas do câncer nas crianças, a médica oncopediatra do Hospital do Câncer em Uberlândia, Ana Beatriz Costa, gravou a série “Fala doutor!”, esclarecendo dúvidas sobre o assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *