#CuidarÉViver: Conheça mais sobre o câncer de colo de útero e como preveni-lo

O Março Lilás é uma campanha que acontece no terceiro mês do ano com o objetivo de ampliar a conscientização e o debate sobre o câncer de colo de útero. Atualmente, o câncer de colo uterino é o terceiro mais comum entre as mulheres brasileiras, o que reforça a necessidade de todo esse movimento. 

O Hospital do Câncer em Uberlândia possui um papel fundamental em educar a comunidade e promover debates sobre a importância de adotar um estilo de vida mais saudável, a fim de evitar o desenvolvimento do câncer. Em relação ao câncer de colo de útero, a instituição produziu um vídeo educativo, como parte da campanha de prevenção #CuidarÉViver.

Confira: 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2020 foram registrados cerca de 16.590 casos de câncer de útero e a maioria deles, como pode ser visto no vídeo, foi causada pela infecção do vírus HPV. Considerando que grande parte dessas incidências do tipo de câncer teriam sido evitadas com a adoção de algumas práticas no cotidiano, é necessário compartilharmos ainda mais informações de prevenção. 

A prática de atividades físicas, adoção de uma alimentação saudável, a não ingestão de bebidas alcoólicas, evitar a exposição ao tabaco em qualquer nível e se proteger de infecções sexualmente transmissíveis são algumas das práticas que podem evitar o desenvolvimento do câncer de colo de útero no corpo da mulher. Não esqueça que a vacina contra o HPV existe e é distribuída pelo Serviço Único de Saúde gratuitamente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. 

Compartilhe o vídeo e promova o debate sobre o câncer de colo de útero. Informação e prevenção podem salvar vidas. Juntos, somos todos contra o câncer de colo uterino! 

Rolar para cima