Dia do Voluntariado: oferecendo o tempo como afeto

Doar um tempo de si para cuidar do outro sem buscar nada em troca. Fazer tudo com muito carinho para que o próximo se sinta acolhido e feliz, mesmo que por algumas horas ou minutos. Motivar um único sorrido no rosto de alguém. Esses são alguns dos objetivos do trabalho voluntário, essencial para construirmos uma sociedade melhor. Para homenagear todas essas pessoas e estimular mais ações de voluntariado, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1985 o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado desde então no dia 5 de dezembro.

O intuito da data é incentivar ações voluntárias e de solidariedade mundo afora, para que os mais vulneráveis possam enfrentar as dificuldades com algum apoio. De acordo com a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas participam de alguma ação voluntária no mundo todo. No Brasil, os dados são animadores. Segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, 56% dos brasileiros fazem ou já fizeram alguma atividade voluntária. Em 2011, este número era de apenas 25%. Os dados também mostram que o tempo dedicado a atividades voluntárias e de 18h por mês – equivalendo a 12 partidas de futebol!

Voluntários do Grupo Luta Pela Vida

O Grupo Luta Pela Vida conta com mais de 420 voluntários que atuam em diferentes linhas de trabalho, como: bazar, viveiro de plantas, lanche, acolhimento, recreação e lazer, apoio espiritual, entre outros. Todos buscam levar o máximo de conforto, humanização e carinho durante os tratamentos contra o câncer – tanto para os pacientes, quanto para os familiares.

O GLPV agradece imensamente às equipes de voluntários, que compartilham parte do tempo com aqueles que precisam e nos ajudam a manter cada vez mais sólido esse elo de solidariedade. Assista abaixo uma homenagem do GLPV a todos os nossos voluntários e vamos sempre juntos!

Quero ser voluntário!

Se você quer saber mais sobre as atividades desempenhadas por nossos voluntários e tem interesse em entrar par o time, acesse aqui. Estamos te esperando!

Rolar para cima