Dia Internacional do Riso: rir traz bem-estar físico e mental para todos

Data estimula o riso e seus benefícios.

Trocar um sorriso com alguém, dar uma risada espontânea ou ouvir aquela gargalhada que chega a dar vontade de rir junto são momentos que podem tornar o dia das pessoas mais leve e feliz. Para celebrar esse ato, temos o 18 de janeiro como o Dia Internacional do Riso, com o intuito de chamar a atenção da população que o riso impacta positivamente a saúde, ambiente social e muito mais.

Um ditado popular diz que “rir é o melhor remédio”. E ele não está totalmente errado… De acordo com especialistas da área da psicologia, por exemplo, o poder do riso é inegável. Ele consegue liberar imediatamente hormônios que dão a sensação de bem-estar e relaxamento, e quando rimos, movimentamos cerca de 12 músculos faciais.

Dar risada é tão importante que existe até a terapia do riso, utilizada no tratamento de doenças psicológicas, uma vez que o riso estimula as funções cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e libera alguns hormônios que aliviam a dor e o estresse.

O Grupo Luta Pela Vida se mobiliza diariamente para fazer com que milhares de pacientes oncológicos consigam sorrir mesmo em meio às dificuldades impostas. Cada sorriso ou gargalhada fazem a diferença para que o tratamento evolua da melhor forma possível. Além disso, o GLPV busca manter um ambiente saudável e alegre entre todos os voluntários, colaboradores e parceiros para que todos os risos trocados se multipliquem!

Abaixo separamos algumas dicas que podem te ajudar a rir com mais frequência e assim melhorar o seu dia e de quem está perto de você. Confira:

– Separe pelo menos 1h do seu dia para fazer alguma atividade que você gosta. Ficar com a sua família, ler um livro ou assistir algum programa ou filme (de preferência algo que te tire um sorriso);

– Tente manter um pensamento mais otimista no começo do dia;

– Fique perto de pessoas que você gosta – até mesmo no trabalho. É com elas que você dará suas melhores gargalhadas!

Rolar para cima