Exposição mostra a beleza da mulher com câncer de mama

Compartilhe:

Receber o diagnóstico de câncer não é algo fácil e muitas vezes a comprovação da doença está ligada a momentos de angústia e incertezas. Além dessas sensações, outras podem chegar, principalmente quando a doença é localizada nas mamas. O tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo também traz o medo da perda da mama e, consequentemente, a insegurança em relação à feminilidade.

Pensando tanto no resgate da autoestima das mulheres em tratamento contra o câncer de mama, quanto na busca de formas diferentes para chamar a atenção das mulheres sobre a prevenção da doença, o Grupo Luta Pela Vida criou a exposição fotográfica “Lindas de Viver”. As modelos foram 15 pacientes que já passaram ou ainda estão em tratamento contra o câncer de mama no Hospital do Câncer. O intuito da exposição é mostrar a beleza e a força dessas mulheres. A época não poderia ser mais propícia: o Outubro Rosa, mês que ganha essa cor para chamar a atenção para a doença que, em 2012, registrou cerca de 52.680 novos casos no país.

lindas de viver montagem

Os perfis das pacientes escolhidas foram os mais variados, a fim de mostrar que não há um perfil único sobre o câncer de mama. A faixa etária também foi variada, com pacientes de 31 a 71 anos. Todas ganharam um verdadeiro dia de beleza, com direito a produção de cabelo, maquiagem, roupas e acessórios especialmente escolhidos para realçar ainda mais a beleza que muitas vezes ficava escondida.

As pacientes foram clicadas pelo fotógrafo Mauro Marques, que buscou destacar nas fotos a essência de cada uma. “A ideia não é mostrar o lado trágico da doença, mas sim a alegria no olhar de cada uma na luta pela vida. As imagens mostram força, perseverança, fé e o cuidado com a saúde que elas tiveram para lutar e vencer cada dificuldade”, conta. Para a produtora de moda Viviane Santos, a experiência foi diferente participar do projeto. “Foi incrível podermos proporcionar uma felicidade interior e até mesmo mudanças em cada uma”, afirma a produtora.

As transformações aconteceram mesmo para as pacientes. Segundo Luci Oliveira, participar da exposição mudou sua visão sobre beleza. “Com as fotos eu me senti bonita. Eu descobri a beleza e voltei a sonhar”, conta. Para paciente e voluntária no Hospital do Câncer, Ana Solange, as fotos foram um marco. “Sou outra mulher depois dessa experiência. Descobri que posso vencer novos desafios. Nunca tinha ficado tão bonita.”, comenta. Já para Suelita da Silva, a exposição é um alerta para as mulheres sobre o câncer de mama. “Nunca tinha feito o exame preventivo. Hoje, entendo a necessidade e o valor que esse exame tem. Acredito que a exposição de fotos é uma forma de despertar a consciência para a prevenção dessa doença, que atinge cada vez mais mulheres no Brasil”, diz.

Projeto: Hospital do Câncer/ Grupo Luta pela Vida
Criação do projeto: Carolina Tomaz
Aprovação: Daniel Antunes
Fotos: Mauro Marques
Produção Executiva: Hedi Lamar Albino
Produção de Moda: Viviane Santos
Hair & Make Up: La Belle/Villa 207
Roupas: Clê Modas
Sapatos: Alforjje
Acessórios: Madame Margot
Making of: Cinevideo Associados

Confira as nossas mulheres “Lindas de Viver”:

Luci Oliveira
Luci Oliveira
Maria Nilza
Maria Nilza
Daniela Souza
Daniela Souza
Adriane Alves
Adriane Alves
Maria das Dores Ferreira
Maria das Dores Ferreira
Kátia Alves
Kátia Alves
Marisa Dalmonica
Marisa Dalmonica
Suelita Silva
Suelita Silva
Helena Lucia
Helena Lucia
Juliana Cristina
Juliana Cristina
Silvana Cunha
Silvana Cunha
Ana Solange Oliveira
Ana Solange Oliveira
Nelci Borges
Nelci Borges
Vandalva Vitorino
Vandalva Vitorino
Leuza Alves
Leuza Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *