Fé e Amor ao próximo – A história de Idelma

A fé de Idelma está presente em cada partícula de seu corpo. Em cada palavra que sai de sua boca. Não é de se espantar, já que a auxiliar administrativa mora desde que nasceu em Romaria, município conhecido por ter o santuário de Nossa Senhora da Abadia. 

Sempre muito religiosa, Idelma encontrou em sua fé a força necessária para passar por um dos momentos mais difíceis de sua vida. Em 2017, ao tomar banho, Idelma tocou a mama e sentiu um pequeno caroço. Naquele momento, já soube que algo não estava certo, “Aquilo não me pertencia”. 

Ali começava um desvio de percurso em sua vida. Atenta com a saúde, a caçula de nove irmãos logo procurou auxílio médico para ver do que se tratava. Após vários exames e consultas, Idelma foi diagnosticada com câncer de mama. 

O diagnóstico a pegou de surpresa, mas em momento algum Idelma se deixou abater. Agora com seus 52 anos de idade, ela afirma que quando o médico lhe informou que havia sido detectado o câncer, ela disse que passaria por tudo com dignidade e esperava que Deus a deixasse de pé. 

E as preces de Idelma foram ouvidas. Muito agraciada por Deus, como ela mesma afirma, passou por 1 cirurgia, 16 quimioterapias e 30 radioterapias sempre com um sorriso no rosto. O terço enrolado no pulso desde a época do tratamento, tornou-se parte de Idelma, assim como as mil aves marias rezadas em cada sessão de quimio e radio.

Ao passar pelo tratamento, Idelma se viu em uma situação que já conhecia, mas agora de outro lado. Ela que sempre cuidou de pacientes oncológicos, agora estava sendo cuidada. Lembrar do apoio e do amor das irmãs enchem seus olhos de água e o choro é inevitável. A união familiar foi um dos pilares para que se mantivesse firme e forte em todo o processo.

E que processo intenso foi o tratamento de Idelma. Ela se tornou integrante do Grupo Luta Pela Vida enquanto ainda estava em tratamento médico. Atualmente, é a presidente do Grupo na cidade de Romaria. Um trabalho de amor e solidariedade para com o próximo, algo que sempre esteve presente em sua vida e em seu coração. 

Idelma é sinônimo de fé, amor e solidariedade. Seu coração, mesmo em meio a tempestades e tornados, sempre consegue arranjar uma maneira de ajudar o outro. Seja fazendo terços e distribuindo para as pacientes oncológicas do Hospital do Câncer em Uberlândia, ou fazendo sucos da imunidade para doar aos enfermos em Romaria. Seja dando uma palavra amiga, ou fazendo uma oração a quem precisa, Idelma sempre está apta a ajudar o próximo. Sua essência exala bondade e gentileza. Uma mulher extraordinária, de luz e uma simplicidade que encanta. Sorte grande dos que têm Idelma. Sorte ainda maior dos que ainda cruzarão seu caminho. Uma boa conversa e palavras bonitas jamais irão faltar. 

Rolar para cima