Grupo Luta Pela Vida inaugura Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos

O Grupo Luta Pela Vida registra mais um marco em sua história, que transformará a atenção dada a pacientes oncológicos em cuidados paliativos atendidos no Hospital do Câncer em Uberlândia. No sábado (23), em uma cerimônia com a presença da comunidade, representantes, colaboradores e voluntários do Grupo, além de autoridades, foi inaugurado o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos da instituição, que é a primeira unidade do país dedicada a este tipo de assistência, construída por uma ONG com recursos 100% doados pela sociedade. 

O espaço inovador foi construído para oferecer humanização e atenção aos pacientes com câncer em cuidados paliativos, aqueles que não respondem mais aos procedimentos convencionais de tratamento e precisam de acompanhamento médico e apoio psicossocial para terem mais qualidade de vida. O prédio, que possui aproximadamente 3.000m², está localizado no bairro Alto Umuarama, em Uberlândia (MG), e conta com ambientes de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, espaço ecumênico, TV, varandas, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico. São mais de R$ 13 milhões investidos na construção da unidade que possui capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiro. Dentre os profissionais dedicados a acolher e prestar assistência aos pacientes no espaço há psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

A relevância deste projeto é destacada pelo diretor do Grupo e oncologista, Dr. Rogério Araújo. “A inauguração do Centro abre uma nova fronteira de aconchego para os pacientes de cuidados paliativos da rede pública de Uberlândia e cidades vizinhas. Inicialmente, estamos com 10 leitos em funcionamento, mas podemos chegar a 44 internações de pessoas que contarão com uma estrutura completa e profissionais preparados para acolher e confortar”, conta Dr. Rogério que ainda comenta sobre o cenário dos cuidados paliativos no país. “São poucas as cidades que contam com uma estrutura planejada de um centro de cuidados paliativos. No Brasil, são cerca de 30, mas infelizmente a grande parte deles é apenas um cantinho escondido. Podemos orgulhosamente dizer que temos um dos melhores Centros de Cuidados Paliativos Oncológicos do país”, celebra o diretor.

A inauguração do Centro é a transformação de um grande sonho do Grupo em realidade, mas também intensifica os desafios da ONG. Assim como a construção, atualmente o valor necessário para a manutenção do espaço também depende das doações da sociedade, como conta a presidente do Grupo Luta Pela Vida, Thaísa Gapski. “Por meio da solidariedade e confiança da população é que conseguimos alcançar mais este importante marco, que é a inauguração do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos. Nossa gratidão a cada parceiro e aos milhares de doadores de toda a região que tornaram esta conquista possível. A continuidade deste apoio também será fundamental para viabilizar os atendimentos prestados no espaço, pois o recurso para a manutenção do Centro vem de doações”, finaliza Thaísa. 

Assista à transmissão do evento de inauguração do CCPO:

Agradecemos pelo apoio de cada doador, parceiro, colaborador e voluntário, juntos transformamos esse sonho em realidade. Vamos sempre juntos pela vida!

Rolar para cima