Grupo Luta Pela Vida lança a primeira edição do programa Juntos Contra o Câncer

O Grupo Luta Pela Vida procura estar sempre próximo das pessoas que fazem parte de sua história. Fundadores, colaboradores e, principalmente, doadores e empresas. Foi pensando nisso que o Grupo Luta Pela Vida criou o programa “Juntos Contra o Câncer”. O material tem o objetivo de mostrar a história do Grupo Luta Pela Vida e Hospital do Câncer em Uberlândia por meio da participação de pessoas importantes e fundamentais em toda essa jornada. Nessa primeira edição contamos a participação do médico e diretor do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr. Eurípedes Barra.

Dr. Barra chegou no setor oncológico do Hospital de Clínicas da UFU em 1985, passando pela estrutura inicial do Grupo Luta Pela Vida, a Casinha, até chegar no Hospital do Câncer, lugar onde é diretor até hoje. Ele comenta sobre o orgulho que tem de contar essa história, exaltar as pessoas que fundaram o Grupo e o Hospital e lembrar de todas essas conquistas.

“É muito prazeroso falar sobre isso. Divulgar as conquistas do nosso Hospital do Câncer, em que eu tive grande orgulho de passar meus últimos 35 anos de profissão. Compartilhando conhecimento e momentos com os meus colegas que ficarão com a responsabilidade crescente de elevar cada vez mais o nome desse Hospital, e também uma oportunidade de agradecer os meus parceiros do Grupo Luta Pela Vida que começamos juntos aqui em Uberlândia.”, disse Dr. Barra.

O diretor também comentou sobre qual o sentimento de se preparar para a sua aposentadoria, que virá num futuro próximo, ressaltando a dificuldade em aceitar isso depois de tantos anos fazendo parte da linda história que foi construída até aqui.

“Confesso que há muitos anos eu venho tentando me preparar para isso. Eu cheguei a sofrer muito com isso. […] Eu senti uma força muito grande quando fiquei com a responsabilidade de conduzir o cuidar do paciente, e apoiado por uma ONG que tanto contribuiu para a cidade e para o nosso Hospital.” ressalta, Dr. Barra.

Além disso, o médico comentou sobre como foi liderar toda a equipe do Hospital em meio a uma pandemia. De acordo com ele, no começo de tudo foi muito difícil pois ninguém sabia o que iria acontecer, mas mesmo assim, foi possível encontrar uma maneira de conduzir tudo sem impactar o tratamento dos pacientes.

Por ser uma peça tão fundamental na história do Grupo Luta Pela Vida e Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr. Barra foi homenageado com o troféu Juntos Pela Vida.

Confira a entrevista completa abaixo:

Rolar para cima