Hospital do Câncer em Uberlândia inaugura melhorias na assistência e diagnósticos

Compartilhe:

servico imagem oncologica hospital cancer uberlandia 6Inovações em métodos de diagnóstico por imagem têm sido um dos principais fatores para fomentar a melhoria na compreensão do câncer e da qualidade da assistência oferecida aos pacientes. Por esse motivo, o Hospital do Câncer em Uberlândia e o Grupo Luta Pela Vida inauguraram, na manhã do dia 13 de abril, uma área exclusiva para o Serviço de Imagem Oncológica. A solenidade aconteceu no do Hospital do Câncer.

O Serviço é mais um avanço na melhoria da qualidade do tratamento oferecido no Hospital. Ele é composto pelos novos aparelhos de tomografia computadorizada e ultrassom que serão utilizados no planejamento dos procedimentos médicos, o que trará mais rapidez e precisão para o tratamento oncológico.

As obras de adaptação do espaço e a aquisição dos equipamentos para a implantação do Serviço de Imagem Oncológica tiveram um custo total de pouco mais de R$ 3,5 milhões. O valor foi obtido por meio de ações direcionadas pelo Ministério Público Federal e do Trabalho e também por meio das doações da população.

Renato Pereira, presidente do Grupo Luta Pela Vida, a ONG do Hospital do Câncer, ressalta que mais uma vez os avanços da qualidade do tratamento oncológico foram possíveis por meio da solidariedade. “Este novo serviço é mais uma conquista da sociedade, que por meio do Ministério Público Federal e do Trabalho e dos doadores, nos ajudaram a trazer esta importante tecnologia que auxiliará no tratamento dos pacientes com câncer de Uberlândia e região”, afirma o presidente.

O Serviço de Imagem Oncológica foi construído em uma área de 50 m², na qual possui características específicas para abrigar o tomógrafo simulador 3D e oferecerá condições ideais para a simulação e tratamento de radioterapia. O local conta ainda com uma sala para realizar ultrassom, um vestiário para suporte e atendimento aos pacientes.

O modero aparelho de tomografia computadorizada ajudará no planejamento dos procedimentos médicos do tratamento do câncer (Foto: Felipe Vianna)
O modero aparelho de tomografia computadorizada ajudará no planejamento dos procedimentos médicos do tratamento do câncer (Foto: Felipe Vianna)

No espaço serão realizados exames em pacientes com neoplasias tumorais (oncológico) com a finalidade de buscar diagnósticos precisos. Mesmo localizados em órgãos difíceis de abordagem, o equipamento utiliza técnica de biópsia guiada por exames de ultrassom com técnica de última geração, dotado de Elastografia ou por tomografia com movimentação de órgãos (4D).

Segundo o diretor do Hospital, o médico Eurípedes Barra, a utilização do Tomógrafo contemplará o planejamento de radioterapia com equipamento especializado único em Minas Gerais, com capacidade de abertura para posicionar Rampa de Mama, necessidade técnica importante para posicionamento. “Os exames de imagem em oncologia são de fundamental importância. Eles definem a exata extensão do tumor, sua relação com órgãos vitais adjacentes que precisam ser preservados quando o paciente vai se submeter a tratamentos invasivos como cirurgias e radioterapia. Concluídos os estudos do tumor por imagens, define-se o estágio da doença. Essa precisão permite ao oncologista definir o prognóstico e tratamento a ser seguido. Fica claro, a importância de um ou vários exames de imagem oncológica específicos, diferente de exames não especializados”, explicou Barra.

O médico afirma ainda que o Serviço de Imagem Oncológica é mais um ganho importante para oferecer um tratamento cada vez mais moderno aos pacientes. “Com a implantação e o pleno funcionamento do serviço, atenderemos a demanda de Uberlândia e região em tempo adequado visando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para os pacientes”, conclui Eurípedes Barra.

Uma sala de preparação do paciente para os procedimentos de tomografia também faz parte do Serviço de Imagem Oncológica (Foto: Felipe Vianna)
Uma sala de preparação do paciente para os procedimentos de tomografia também faz parte do Serviço de Imagem Oncológica (Foto: Felipe Vianna)
Além do tomógrafo, o Serviço de Imagem Oncológica conta também com um ultrassom para auxiliar nos procedimentos e exames (Foto: Felipe Vianna)
Além do tomógrafo, o Serviço de Imagem Oncológica conta também com um ultrassom para auxiliar nos procedimentos e exames (Foto: Felipe Vianna)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *