Hospital do Câncer em Uberlândia realiza curso de capacitação na assistência clínica a mulheres com câncer ginecológico em tratamento com radioterapia pélvica e braquiterapia na Unidade Oncológica HC – UFU

No dia 18 de março, o Hospital do Câncer realizou um curso de capacitação para profissionais da saúde na assistência clínica a mulheres com câncer ginecológico em tratamento com radioterapia pélvica e braquiterapia. 

De acordo com a Dra. Roseana Eloiza, uma das idealizadoras da iniciativa, o curso teve início a partir de uma proposta que a equipe médica do Hospital teve de atualizar o serviço de braquiterapia e radioterapia da unidade de oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, a partir de uma demanda que as pacientes tinham com relação ao tratamento. “Esse mês comemoramos o março lilás que é um mês que a gente tem políticas de prevenção para o câncer de colo uterino que é o câncer ginecológico mais comum, então já aproveitando esse mês lilás e o Dia Internacional da Mulher que foi no dia 08 a gente trouxe esse curso de capacitação”, afirma a Dra.

Além disso, segundo a Dra. Roseana, outra ideia do curso é a integração dos profissionais para que durante o tratamento a paciente não tenha contato somente com a equipe médica, mas também com a equipe de enfermagem, fisioterapia e psicologia. Uma abordagem multidisciplinar, para que o tratamento das pacientes com tumores ginecológicos seja o mais amplo e abrangente possível. “É isso que o curso traz, um conhecimento técnico, mas também um tratamento humanizado para que as pacientes sejam tratadas da melhor forma possível, com qualidade, mas um tratamento bem humanizado.”

Rolar para cima