Hospital do Câncer em Uberlândia reforça as regras para evitar o contágio de COVID-19 dentro da instituição

Diante de um novo pico de contaminações pela COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus, nos últimos dias em Uberlândia e outras cidades da região, o Hospital do Câncer de Uberlândia reforça as regras que foram decididas pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Universidade Federal de Uberlândia e que devem ser adotadas para evitar o contágio da doença dentro da instituição. 

Antes de listá-las, é importante destacar que o câncer é uma doença que não espera. Por isso, mesmo em um contexto sanitário delicado, não deixe de realizar os exames de prevenção ou acompanhamentos médicos para tratamento oncológico. Para amenizar a insegurança, sempre escolha instituições que possuem protocolos estruturados de higienização e prevenção contra a infecção respiratória. Cuide de você! 

Regras sanitárias para evitar o contágio da COVID-19 no Hospital do Câncer em Uberlândia 

1 – Triagem

Desde o começo da pandemia, o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da UFU determinou que na entrada do Hospital do Câncer em Uberlândia deveria ter uma equipe multidisciplinar para identificar possíveis casos de pessoas infectadas com a COVID-19 antes de entrar na instituição. Ao todo, diversos casos já foram identificados e encaminhados para realizar os devidos procedimentos médicos. 

A implementação da triagem impacta na formação de uma fila na porta do Hospital do Câncer que pode se estender, um mal necessário. Por isso, pedimos a compreensão de todos no entendimento de que a triagem, e portanto a fila, continuará até o fim da pandemia. 

2 – Restrição de pessoas 

Uma das principais recomendações das organizações de saúde frente ao novo coronavírus é praticar o distanciamento social. Para isso, a instituição, por meio das decisões do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da UFU, implementou algumas restrições de circulação de pessoas dentro do Hospital do Câncer. 

A princípio, todas as funções voluntárias dentro da instituição estão paralisadas por tempo indeterminado. O paciente que tiver condições de realizar a consulta médica ou o tratamento oncológico sozinho, deverá seguir desta forma. Esta avaliação deverá ser feita junto com a equipe médica do Hospital. 

3 – Outras formas de distanciamento social 

Para aumentar o distanciamento dentro do Hospital do Câncer, estão sinalizados quais assentos estão bloqueados, e portanto não podem ser usados, e quais estão liberados para acomodar o paciente ou o acompanhante. 

4 – Higienização 

O Hospital do Câncer em Uberlândia possui um esquema de higienização do ambiente completo feito por profissionais altamente competentes. Além disso, a instituição dispõe de vários pontos com álcool gel 70% e placas sinalizando a forma correta de higienizar as mãos. Dentro dos banheiros, a sinalização também reforça a importância de lavar as mãos com água e sabão. 

5 – Proteção 

É obrigatório o uso de máscara dentro e nas imediações do Hospital do Câncer em Uberlândia por todas as pessoas. Além disso, durante os primeiros atendimentos dentro da instituição feitos pelos colaboradores da recepção, o contato será interrompido por uma barreira de acrílico a fim de proteger tanto ele, quanto o paciente e acompanhante. 

6 – Horários 

Para limitar e espaçar o tempo de permanência dentro do Hospital do Câncer, os horários de atendimento sofreram pequenas alterações, que já estão funcionando desde o início da pandemia. Para saber mais sobre isso, clique aqui

O Hospital do Câncer em Uberlândia reconhece sua importância no atendimento oncológico de milhares de pacientes vindos de mais de 80 cidades da região. Todas as decisões foram tomadas junto ao Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da UFU a fim de proteger todos que precisarem frequentar a instituição. É importante salientar que o respeito ao profissional de saúde de uma instituição pública é registrado em âmbito legal e deve prevalecer em todas as situações. Todos os colaboradores estão mobilizados para proteger você. 

Obedeça todas as regras de segurança sanitária dentro e fora do Hospital do Câncer. Com entendimento, responsabilidade e segurança, vamos vencer esse período complicado. 

Juntos, somos mais fortes!

Rolar para cima