Hospital do Câncer realiza exposição de arte de pacientes mirins

Compartilhe:

Até o dia 25 de novembro, a população de Uberlândia pode conferir o trabalho e o talento artístico das crianças em tratamento no Hospital do Câncer. A segunda edição da mostra de arte “Olhares, Cores e Expressão” pode ser vista no primeiro piso do Center Shopping. A exposição é realizada em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, comemorado no dia 23 de novembro.

A exposição apresenta telas pintadas pelas crianças na Oficina de Artes plásticas do Apoio Pedagógico Artístico e Cultural, projeto criado pelo Grupo Luta Pela Vida. “O público pode ver produções em telas grandes, imagens que denotam técnicas apuradas de pintura, o que mostra o desenvolvimento de alguns artistas mirins”, conta Leonardo Almeida, psicólogo e coordenador do Apoio Pedagógico, Artístico e Cultural.

exposicao de arte criancas hospital do cancer uberlandia

As telas reúnem temas e referências de grandes artistas da história da arte, como Monet, Seurat, Portinari, Van Gogh, Munch, Picasso, Cèzanne, Tàpies, Klee, Matisse e Kandinsky. A Oficina é orientada pela voluntária e artista plástica Maria Clara Ferraz, que alia a história e a técnica utilizada pelos grandes pintores aos sentimentos que os pequenos artistas desejam expressar por meio da arte.

Além de ser uma atividade terapêutica para os pacientes e acompanhantes, a produção das telas na Oficina de Artes também se torna uma atividade educacional, pois amplia o conhecimento dos participantes sobre pintura. A criação das obras contribui ainda para o processo de humanização do ambiente hospitalar, fazendo com que a criança enfrente melhor o tratamento contra o câncer.

telas exposicao criancas hospital do cancer

painel telas exposicao hospital do cancer uberlandia criancas

pessoas exposicao criancas hospital do cancer uberlandia

quadros criancas exposicao de arte hospital do cancer

quadros exposicao de arte criancas hospital do cancer uberlandia

telas exposicao de arte criancas hospital do cancer uberlandia

1 comentário em “Hospital do Câncer realiza exposição de arte de pacientes mirins”

  1. Fascinante o trabalho, tanto do ponto de vista do olhar como no sentir, imaginar como ocorreram os processos no interior destas pessoas fragilizadas e de baixo auto estima. Acredito que com a releitura proposta pela coordenadora outros mais se fecundaram na memoria para na próxima oportunidade darem a luz, literalmente a lindas obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *