Jovens do SENAC participam de palestra e se conscientizam sobre o câncer

Compartilhe:

A Equipe do NUPPEC (Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer) do Hospital do Câncer vem fazendo palestras preventivas em empresas e outras instituições a fim de levar informações sobre o câncer. Na última semana, foi a vez dos alunos do SENAC de Uberlândia terem a oportunidade de se informarem mais sobre o assunto.

Os pesquisadores do NUPPEC orientaram cerca de 160 alunos sobre o câncer de mama e próstata, principais tumores que atingem mulheres e homens e são foco de campanhas preventivas, do Outubro Rosa e Novembro Azul.

As palestras fazem parte da finalização do trabalho de conscientização que o SENAC realiza junto aos alunos neste semestre, como atividades também em sala de aula para discutir o tema. Para o professor José Eduardo Cunha, contar com o apoio das palestras oferecidas pelo Hospital trazem informações precisas e de qualidade para os estudantes. “Após as palestras notamos como essa experiência trouxe uma conscientização maior por parte dos alunos. É muito importante levar informações corretas para os jovens para que possam se prevenir e que tenha um entendimento completo do que é a doença”, afirma o educador.

As palestras ainda deram outros importantes frutos para a prevenção. Após as explicações, o professor propôs que os alunos criassem campanhas preventivas sobre o câncer. Entre os resultados, os jovens desenvolveram uma peça de teatro abordando o preconceito sobre o câncer de próstata. Outra produção foi um poema feito pelo aluno Caio Faria. “O que vimos foi uma mobilização dos alunos para dizer não ao preconceito e que eles captaram como a prevenção é importante”, completa o professor José Eduardo.

Confira a baixo o poema do aluno Caio Faria:

Meu corpo
Para um corpo saudável ter
É preciso aprender
Que precisamos cuidar sempre
Para o mal combater
Por que o câncer está aí
E temos a que tira lo dali
Então tome cuidado, para não sumir
O exame de próstata e necessário, para poder se Previnir
Atividades físicas fazem o corpo subir
E previnem o câncer de existir
Então não espere, faça a coisa certa
Vá a um hospital
Para o câncer não te fazer o mal
E acabar com isso tudo, afinal.
Autor: Faria, Caio Lopes

whatsapp-image-2016-11-09-at-12-46-43

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *