Junho Vermelho: doe Sangue, salve Vidas ❤️

Para reforçar a importância da doação de sangue e atrair novos doadores, no mês de junho é celebrada a campanha Junho Vermelho. A escolha do mês tem a ver com a chegada do inverno, já que com a queda da temperatura, os estoques de hemocentros costumam ficar mais baixos pelo país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue. O número representa 1,6% da população, o que está dentro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de, pelo menos, 1% da população ser doadora. 

A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue. Além das baixas temperaturas, outra motivação para a escolha do mês de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho.

A ideia da campanha é trazer conscientização sobre o tema e assim promover que as pessoas se tornem doadoras.

Mas afinal, você sabe como se tornar um doador de sangue? Confira abaixo alguns requisitos básicos para doar sangue.

Requisitos básicos

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam apresentar documentos necessários e formulário de autorização).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

Em Uberlândia, para doar sangue o doador deve se dirigir até o Hemocentro. O link para agendar a doação é o seguinte:  

https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue

Rolar para cima