Minas Gerais, parabéns pelos 302 anos!

O aniversário de Minas Gerais é comemorado hoje, dia 2 de dezembro. São 302 anos de uma história rica em diversidade, riquezas, belezas naturais e gastronomia requisitada.

Minas Gerais é o segundo maior estado em número de habitante (mais de 21 milhões de pessoas, segundo estimativas do IBGE), o quarto em tamanho de território e possui 853 municípios.

Um pouco da história

Grande parte da história mineira foi marcada pela existência de riquezas, sobretudo ouro. O nome do estado, inclusive, tem origem na variedade de minas existentes no local.

Durante a colonização portuguesa e a partir do século XVII, a região começou a ser explorada de fato e com isso se tornou o centro econômico da colônia (pelos lucros da exploração de ouro, diamantes, etc). É o pontapé inicial para que haja a cisão das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro, dando origem à capitania Minas Gerais.

Mineiridade e acolhimento

Ao longo dos anos, o estado ficou conhecido por ter uma identidade notável. Por vezes chamado de “mineiridade”, essa marca inclui lindas paisagens, cachoeiras, sotaque marcante e culinária deliciosa. Afinal, por todo o Brasil, quem não gosta de comer um pãozinho de queijo com café e às vezes não solta um “uai” despretensioso?

Minas Gerais também é conhecida como um lugar de gente hospitaleira, acolhedora e solidária. O Grupo Luta Pela Vida tem orgulho de existir nessa terra tão cativante e ser a melhor ONG de todo o estado. Feliz Aniversário, Minas Gerais!

Rolar para cima