Movimento “Doe Sangue. Compartilhe Vida” marca comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue

Compartilhe:

doação de sangue hospital do cancerAção será lançada nesta terça-feira (14) com atividades para incentivar a doação

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado na próxima terça-feira, 14 de junho e para mostrar a importância de ser um doador, será lançado o movimento “Doe Sangue. Compartilhe Vida”. A iniciativa é organizada pelo Comitê Transfusional do Hospital de Clínicas, com apoio do Hemocentro de Uberlândia, do Hospital do Câncer e do Grupo Luta Pela Vida. O intuito da ação é conscientizar a população para que se torne um doador de sangue, gesto que pode salvar vidas, além de aumentar o estoque do Hemocentro.

Para demonstrar a importância da doação, as instituições do Hospital do Câncer, o Grupo Luta Pela Vida e o Hospital de Clínicas estão movimentando seus funcionários e voluntários para realizar uma doação coletiva no dia 14 de junho, às 9h. A ideia é que incentivando os próprios colaboradores, a sociedade em geral também se motive a doar sangue. A manhã de conscientização terá ainda um café da manhã especial para todos que forem doar sangue na data comemorativa, além de uma homenagem para 3 casais de doadores do Hemocentro, também para celebrar o mês do amor.

De acordo com o administrador do Hospital do Câncer em Uberlândia, Rafael Mathias Antonioli, a campanha foi motivada pela preocupação com a instabilidade dos bancos de sangue. “Nossos pacientes são os maiores dependentes de transfusão de sangue para seus tratamentos, motivo pelo qual usam grande parte do que é processado pelo Hemocentro e nos sentimos no dever de apoiar. Nosso objetivo é doar e incentivar que mais doadores sejam voluntários permanentes do Hemocentro”.

O Hemocentro realiza a coleta do sangue, triagem, análise, bem como a distribuição. Os serviços compreendem, por dia, o uso de aproximadamente 100 bolsas de sangue. “A intenção é usar a visibilidade da data para promover ação efetiva que contribua para mais adeptos, uma vez que a demanda de pessoas que precisam tem aumentado. Tivemos um aumento na demanda de 10% em relação ao último ano”, afirma a coordenadora do setor de captação de doadores, Ludmila Martins.

A presidente do Comitê Transfusional do Hospital do Clínicas, Isabel Guimarães, reforça a importância de ações para aumentar o número de doadores de sangue. “O HC/UFU e o Hospital do Câncer são os maiores clientes do Hemominas, daí a responsabilidade da doação, a consciência de cada fazer a sua parte internamente incentivando que a população se motive e participe do movimento”.

A proposta do movimento é estimular a doação contínua, fazendo com que não haja diminuição no estoque de bolsas de sangue. As doações podem ser agendadas pelo telefone 155. O call center recebe ligações das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Veja as dicas para também ser um doador de sangue:

como doar sangue hospital do cancer uberlandia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *