#NovembroAzul: mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata

Compartilhe:

            A campanha Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, e desde o principio o objetivo era o mesmo, estimular os homens a realizarem seus exames de rotina e compartilhar informações sobre o câncer de próstata para conscientizar a população na importância de se cuidar. De lá pra cá, o movimento ganhou o mundo e os debates sobre o câncer de próstata e como preveni-lo se tornaram cada vez mais importantes.

A próstata é uma glândula que existe no corpo do homem, é localizada abaixo da bexiga e à frente do reto e é responsável por parte da produção do sémen no corpo do homem. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer na próstata, em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum da doença no Brasil, conclusão que se assemelha no Hospital do Câncer em Uberlândia, onde é considerado o tumor que mais acomete os pacientes do sexo masculino.

Ainda de acordo com o INCA, para 2020, são esperados mais de sessenta e cinco mil casos de câncer de próstata no Brasil. Muitos desses casos podem ser evitados com a informação correta e o combate ao preconceito. Por isso, o Hospital do Câncer em Uberlândia fez valer o seu papel de instituição educadora e, mesmo na pandemia, preparou uma série de publicações sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata que poderá ser compartilhado no meio online.

 

Confira:

06/11 – Lançamento do vídeo educativo da série #CuidarÉViver sobre como acontece a formação do câncer de próstata no corpo do homem.

12/11 – Lançamento do programa “#CuidarÉViver – Especial Novembro Azul”: o especial é apresentado pelo jornalista e apresentador Raphael dos Anjos, que recebe o médico oncologista Dr. Glauco Silveira e o pesquisador em saúde coletiva e membro do NUPPPEC, Felipe Cordero. O programa levanta os debates centrais do Novembro Azul e dá um destaque especial sobre a informação correta sobre a doença no quadro “Fato ou Fake”.

20/11 – Live “Novembro Azul: câncer de próstata e prevenção”: Felipe Cordero volta para nos trazer mais informações sobre este tema tão importante. Para a ocasião, o destaque maior será para as formas de prevenir-se da doença.

 

Além disso, durante todo o mês de novembro, as mídias sociais do Hospital do Câncer em Uberlândia vão trazer conteúdos educativos sobre o tema sempre buscando a conscientização e o combate ao preconceito. Fique de olho e apoie a instituição durante o Novembro Azul.

Juntos, somos mais fortes na luta contra o câncer de próstata.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *