NUPPPEC publica resumo no mais importante congresso oncológico no mundo

O Núcleo de Prevenção, Pesquisa e Projeto de Câncer, NUPPPEC, do Hospital do Câncer em Uberlândia, publicou o resumo “Expressão do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) no sangue e no tumor de pacientes com câncer de mama: análise prognóstica” na ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em tradução livre), o mais prestigiado congresso oncológico do mundo.  

O estudo aprofunda em mulheres acometidas com o câncer de mama triplo-negativo, uma das formas mais graves da doença, e analisa a presença da proteína EGFR no corpo de cada uma delas. Como resultado da pesquisa, o Núcleo concluiu que, as mulheres com câncer de mama triplo-negativo que apresentam a EGFR, possuem um agravamento mais profundo da doença comparado com aquelas na mesma situação e que não possuem a proteína. 

A publicação do resumo na ASCO recebeu uma nota de impacto 30, considerada muito alta, por ser possuir um relevante impacto social. “Cada paciente é único e possui uma manifestação diferente do câncer em seu corpo”, afirma Dr. Rogério Araújo, oncologista e coordenador do NUPPPEC, “com essa pesquisa, o principal impacto social é a análise individualizada de cada caso, o que resulta em um estudo mais efetivo da forma de tratamento”. 

Publicação de artigo 

Nos últimos dias, o NUPPPEC também publicou o artigo “Câncer de mama operável: como não piorar o prognóstico, especialmente em tumores triplo-negativo e estágio II” na importante revista britânica Surgical Oncology. Em suma, o artigo discorre sobre a importância de uma incisão correta nos tumores de câncer de mama em mulheres e como isso impacta no tratamento. 

Sobre as publicações, Dr. Rogério afirma que só reforça o papel fundamental do Núcleo em conscientizar a comunidade sobre prevenção. “A pesquisa salva vidas! É extremamente gratificante ver o NUPPPEC entre os maiores do mundo, isso é fruto da competência e esforço dos colegas”, conclui. 

Artigo publicado na ASCO – American Society of Clinical Oncology
Rolar para cima