Oficina Cultural recebe exposição de arte dos pacientes mirins do Hospital do Câncer

Compartilhe:

uipi-Cursos-da-Oficina-Cultural-estão-com-inscrições-abertas-03092012“Formas e Cores” reúne as telas produzidas durante oficinas de pintura

Celeiro da arte e da cultura em Uberlândia, a Oficina Cultural abre suas portas para receber as telas de artistas ao menos inesperados: as crianças em tratamento no Hospital do Câncer em Uberlândia e seus acompanhantes. Entre 15 a 19 de dezembro, o público poderá conferir as obras em acrílico sobre tela produzidas no Hospital em 2014, na exposição intitulada “Formas e Cores”.

Os trabalhos apresentados são resultado das oficinas de pintura oferecidas aos pacientes, criadas por iniciativa do Grupo Luta Pela Vida, a ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia. O projeto faz parte do Apoio Pedagógico Artístico e Cultural da ONG, que busca por meio da arte incentivar a cultura e, ao mesmo tempo, ser uma válvula de escape para enfrentar melhor o tratamento contra o câncer. As atividades também colaboram com o desenvolvimento motor e criativo das crianças e ajudam a diminuir o estresse e ansiedade ocasionados pela doença. Para o coordenador do Apoio Pedagógico, o psicólogo Leonardo Almeida, o trabalho realizado com os pacientes e acompanhantes visa tornar a arte, a cultura e a educação acessíveis. “É um estímulo que elas têm, afinal, pintar as distrai, as faz pensar em outras coisas, é uma terapia que se transforma em arte”, avalia.

telas exposicao de arte criancas hospital do cancer uberlandia

As oficinas, que acontecem toda semana no Hospital, são coordenadas pela artista plástica e mestre em História, Maria Clara Ferraz. Além de poderem expressar seus sentimentos por meio da pintura, a artista plástica insere noções de arte para as crianças e seus acompanhantes, com inspirações em grandes nomes da pintura, como Picasso, Leonardo da Vinci, Van Gogh, Monet, Munch, entre outros. “Os trabalhos são feitos com cores e materiais dentro de uma licença poética bastante significativa, sempre explorando temas e ideias, e abrindo para uma integração lúdica inédita de criação”, disse a professora.

O público que comparecer ao evento poderá, além de conferir todas as telas dos pequenos artistas, acompanhar ainda apresentações culturais e recitais no auditório da Oficina Cultural, das 19h30 às 21h.

Serviço Exposição ‘Formas e Cores’
Local: Oficina Cultural (R. Tiradentes, 24 – Fundinho)
Data: 15 a 19 de dezembro
Horário: 12h às 21h

Obras se transformam em catálogo de artes

Além de apreciar as telas das crianças, os amantes da pintura poderão também levar para a casa parte da arte produzida no Hospital. Cerca de 139 telas criadas durante as oficinas de arte entre 2010 e 2012 foram reunidas no catálogo que leva o mesmo nome da exposição. O intuito da criação do livro é de valorizar e eternizar o talento dos pacientes e também divulgar o trabalho artístico desenvolvido dentro do Hospital do Câncer. O público poderá adquiri-lo durante a exposição na Oficina Cultural pelo valor de R$ 70,00.

capa livro formas e cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *