Outubro Rosa e a importância de se prevenir contra o câncer de mama

Compartilhe:

Chegou o período em que os laços cor-de-rosa invadem as ruas, casas e instituições que apoiam o Outubro Rosa e também com as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e como preveni-lo.

Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil depois do câncer de pele não melanoma. No Hospital do Câncer em Uberlândia, estatísticas nos contam que o tumor na mama é o número um entre as pacientes mulheres da instituição. Essas informações justificam toda a movimentação que acontece no mês de outubro, na qual os olhos se voltam para discussões e informações sobre o Outubro Rosa e como prevenir o câncer de mama.

As ações de prevenção da doença se veem extremamente necessárias uma vez que apenas 5% a 10% do total de casos da doença estão ligadas a caráter genético e, ainda de acordo com o INCA, 30% de todos os casos da doença podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Estima-se que em 2020 sejam registrados 66.280 novos casos de câncer de mama, desses, 19.884 seriam evitáveis com práticas constantes de atividade física, alimentação saudável, manter o peso do corpo ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros fatores.

Pensando em conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e como evitá-lo, o Núcleo de Prevenção, Pesquisa e Projetos em Câncer, o NUPPPEC, do Hospital do Câncer em Uberlândia, preparou mais um vídeo educativo da série #CuidarÉViver, desta vez o tema é sobre o câncer discutido durante o Outubro Rosa, confira:

Em anos anteriores, as ações do Hospital do Câncer reuniam profissionais e adeptos da causa para a mobilização contra o câncer de mama em caminhadas, eventos de conscientização e palestras, algo que hoje não pode acontecer por conta da pandemia da COVID-19. Mas como o câncer não espera, a instituição adaptou todas as suas ações para que o debate sobre um tema tão importante continuasse mobilizando cada vez mais pessoas.

Confira o nosso cronograma de ações:

 

08/10 – Lançamento do programa #CuidarÉViver – Especial Outubro Rosa, uma produção em formato talk show apresentado por Luciana Leicht com a participação da Dra. Florença Copati, médica oncologista, e Silvânia Ribeiro, paciente acometida com o câncer de mama, desenvolvida junto com o NUPPPEC do Hospital do Câncer em Uberlândia.

15/10 – Live “Outubro Rosa: câncer de mama e fake news” com Patrícia Delfino, pesquisadora em saúde coletiva do NUPPPEC, no perfil do Instagram do Hospital do Câncer em Uberlândia às 15h.

22/10 – Live “Outubro Rosa: câncer de mama e prevenção” no perfil do Instagram do Hospital do Câncer em Uberlândia às 15h.

29/10 – Bate-papo Rosa, produção em formato de entrevista apresentado por Luciana Leicht com a participação de Eduarda Marinho, pesquisadora em saúde coletiva do NUPPPEC e um time de especialistas desmistificando algumas informações sobre o câncer de mama.

Além disso, ao longo do mês, o perfil do Hospital do Câncer nas mídias sociais vai trabalhar histórias de pacientes acometidas com o câncer de mama e como elas lutaram por suas vidas. Fiquem ligados!

 

Empresas parceiras no Outubro Rosa

Várias instituições parceiras na luta contra o câncer de mama embarcaram no Outubro Rosa do Hospital do Câncer em Uberlândia, são elas: Provanza, Palácio Motel, Up Brasil, Bayer, Cyta Contábil, Via Cast e Fatores Engenharia. É muito importante ver grandes instituições em seus segmentos preocupadas em apoiar ações de um tema tão importante.

O Hospital do Câncer em Uberlândia agradece todo o apoio prestado por estas instituições e afirma a importância deste apoio para o tratamento não só das mulheres acometidas pelo câncer de mama, mas também pelos mais de 8.600 pacientes da instituição.

Juntos, lutamos contra o câncer de mama

 

Fonte: INCA – Instituto Nacional do Câncer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *