Outubro Rosa: Grupo Luta Pela Vida inicia ações do mês de conscientização

Acreditar na prevenção é o primeiro passo para uma vida saudável. Por isso, a campanha do outubro rosa promove a rotina de atitudes de autocuidado que podem fazer toda a diferença na luta contra o câncer de mama. Isto aliado com os exames de rastreamento, como a mamografia, é a melhor forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama, e assim, aumentar a probabilidade de cura.  Isso porque, nos casos em que a doença é descoberta no início, as chances de cura podem chegar até 95%. Com base nesses índices que o mês de outubro foi escolhido para contemplar ações e campanhas de conscientização sobre o câncer de mama de forma mais massiva.

Dados

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o tumor é a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Só para o ano de 2022 são estimados 66.280 novos casos, representando uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Para mudar esse cenário, o incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce com a realização de exames de rastreamento é uma premissa fundamental. 

O que diz a especialista

Para a oncologista do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr.ª Florença Copati, o rastreamento garante resultados positivos. “Com os exames diagnósticos feitos de forma periódica, conseguimos identificar a presença do tumor ainda no início, e isso pode aumentar as chances de cura em até 95%. Além disso, eles também nos ajudam a proporcionar um tratamento menos agressivo. Isso pode melhorar a qualidade de vida da pessoa durante as terapêuticas aplicadas, e também após a finalização delas”, explica.

Quando se fala em práticas preventivas, ter uma rotina saudável é a chave para reduzir as taxas alarmantes do câncer de mama. A estimativa do Inca é que cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. “Algumas indicações para ter um estilo de vida saudável são ter uma dieta balanceada, praticar exercícios de forma regular, evitar o consumo de álcool e não fumar. E é importante destacar que essas práticas afetam a saúde da pessoa como todo, importantes para além da prevenção ao câncer de mama”, explica Copati

Ações de Grupo Luta Pela Vida

Pensando na prevenção, neste mês, o Grupo Luta Pela Vida apresenta as ações que marcarão a campanha do Outubro Rosa. Com foco nas boas práticas que podem ser adotadas para uma vida mais saudável e a conscientização sobre a importância da realização dos exames de rastreamento de forma constante, este ano o destaque principal da campanha é a prevenção.

As ações começam com a, já tradicional, a camiseta rosa, que transmite a mensagem “Eu acredito na prevenção”. Além disso, outra ação é a “8ª Caminhada Contra o Câncer”, que reforça a importância de se adotar uma rotina saudável, e pode ter a participação de toda a comunidade. O evento, que ficou suspenso no período de isolamento da pandemia, acontece no dia 15 de outubro, a partir das 08h, no Parque do Sabiá. A entrada será pela portaria da avenida Anselmo Alves dos Santos, número 595 e os 400 primeiros participantes a chegarem, receberão um kit exclusivo.

Ainda durante o mês de Outubro, o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos – CCPO será iluminado de rosa para lembrar a comunidade da luta contra o câncer. Também haverá uma massiva campanha online e offline com informações e eventos que acontecerão no decorrer do mês.

Foco na Saúde

O foco do GLPV é lembrar a todos que o cuidado com a saúde é o melhor aliado na prevenção e que o medo não pode ser uma barreira para a descoberta de um tumor, tratável. A vida com a certeza vale muito mais a pena que uma vida com dúvidas, por isso, quem procura acha, quem acha cura.

Doando R$ 50, você ajuda o GLPV a continuar levando tratamento de qualidade e humanizado para os pacientes oncológicos e ainda ganha uma camiseta e um botton da campanha Outubro Rosa. Acesse doegrupolutapelavida.org ou ligue 0800 340 2062

Acredite você também na prevenção e vamos juntos, de rosa, na luta pela vida!

Rolar para cima