Prevenção e Informação: Outubro Rosa 2020

Compartilhe:

Foi um Outubro Rosa diferente. Em anos anteriores, o Hospital do Câncer em Uberlândia buscava dialogar sobre o câncer de mama e compartilhar as informações de como preveni-lo reunindo profissionais da saúde e adeptos da causa. Em um contexto onde esses espaços de diálogo não podem acontecer, a instituição fez valer sua responsabilidade em continuar exercendo campanhas de conscientização, pois o câncer de mama não espera.

Durante todo o mês de outubro, as ações sobre o câncer de mama foram restritas ao meio online. Foram realizados lançamento de programas que discutem o tema, lives nas mídias sociais do Hospital do Câncer e palestras virtuais ocorridas para empresas e instituições que apoiam o tema. No geral, dois assuntos foram os principais pontos tratados durante este período: a prevenção do câncer de mama e a importância do compartilhamento de informações como um dos principais aliados contra a doença e combate a fake news.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, para 2020, são esperados cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama e que desses, 30% podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, ou seja, 19.884 seriam evitáveis com práticas constantes de atividades físicas, alimentação saudável, manter o peso do corpo ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros fatores. No programa “#CuidarÉViver – Especial Outubro Rosa”, apresentado por Luciana Leicht, teve a participação da médica oncologista Florença Copati e a paciente Silvânia RIbeiro, a prevenção foi um dos destaques. Confira:

 

Além disso, o Hospital do Câncer realizou a live “Outubro Rosa: câncer de mama e prevenção” com a participação de Eduarda Marinho, pesquisadora e membro do NUPPPEC da instituição, que destacou a importância de ações de prevenção como uma das principais formas de evitar o câncer de mama. Para assistir, basta clicar aqui.

Outro importante assunto que foi uma das principais discussões sobre o Outubro Rosa foi a importância de acessar informações corretas e seguras e combater o compartilhamento de notícias falsas. O Hospital do Câncer reuniu um time competente para analisar as principais afirmações sobre o câncer de câncer de mama e classificá-las em verdadeiras ou falsas, no quadro “Fato ou Fake”.

 

O tema mostrou-se tão necessário que a instituição convidou Patrícia Delfino, pesquisadora em saúde coletiva e membro do NUPPPEC, para a live “Outubro Rosa: câncer de mama e fake news”. Na ocasião, Patrícia mostrou a importância de conversarmos sobre a informação durante o Outubro Rosa e deu várias dicas como evitar as famosas fake news. Para ter acesso a live, clique aqui.

O Outubro Rosa 2020 do Hospital do Câncer em Uberlândia chega ao fim levantando temas muito importantes para conscientizar pessoas de que existem várias formas para evitar o câncer de mama, e que, quando a doença as acomete, as chances de cura são grandes. Por isso, continuem assistindo e compartilhando os materiais.

Não tenha medo, realize seus exames. Juntos, somos mais fortes na luta contra o câncer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *