O Hospital do Câncer em Uberlândia é um centro de referência para o tratamento do câncer no interior de Minas Gerais, que oferece atendimento totalmente gratuito e de qualidade aos pacientes da cidade e região. É construído e equipado com o auxílio do Grupo Luta pela Vida, ONG criada para oferecer as melhores condições de tratamento aos pacientes com câncer. 

Atualmente, o Hospital atende mais de 8.200 pacientes, vindos de mais de 78 cidades da região e conta com os serviços de Oncologia Clínica, Quimioterapia, Radioterapia, Oncopediatria, Hematologia, Internação de adultos e crianças e Cuidados Paliativos.

Além disso, a Instituição possui o compromisso com a formação de novos profissionais com programas de residência médica em Oncologia clínica, Radioterapia e Oncopediatria e oferece também programa de residência multiprofissional.

Conheça um pouco mais dos momentos marcantes dessa história:

– No dia 8 de Abril de 2000 era inaugurado o primeiro piso do Hospital. O piso passou a abrigar os serviços de quimioterapia e radioterapia para tratamento ambulatorial, além das estruturas de apoio e administrativa.

– Em 2002, o Hospital passa a contar com o equipamento chamado de Acelerador Linear, aparelho que melhora a qualidade de atendimento da radioterapia.

– Em 2003 é inaugurada, no terceiro piso, a Brinquedoteca “Brincar é Viver”, área de entretenimento infantil, patrocinada pela empresa Refrigerantes do Triângulo – Guaraná Mineiro.

 – Em 2004 é inaugurada a ala de internação para adultos, localizada no segundo piso do Hospital, com recepção exclusiva, sala de espera, capela, posto de enfermagem, televisões e conforto para os acompanhantes. Hoje a ala conta com 24 leitos

– Em 2007 foi finalizado o corredor de ligação com o Hospital de Clínicas.

– Em 2008 o Grupo Luta Pela Vida investiu cerca de R$1,2 milhões para a ampliação da área de atendimento no primeiro piso do Hospital do Câncer. Um amplo saguão principal foi instalado com espaços para mais uma capela e para a loja do Hospital.

– Em março de 2009 começou a funcionar o aparelho de radioterapia chamado HDR, auxiliando no tratamento do câncer de colo de útero. Em setembro do mesmo ano, foi inaugurada a sala de macas climatizada. A obra foi feita com recursos de doações conseguidas pelo Grupo Luta Pela Vida.

– Em 2011, o Grupo Luta Pela Vida inaugurou uma sala exclusiva dentro do Hospital do Câncer. O espaço é destinado para a entrega e recebimento de doações feitas pela população.

– Em 2012, foi inaugurada a nova área destinada à residência médica, contando com oito consultórios, salas de aula e de espera. O espaço é utilizado por residentes em oncologia clínica, oncopediatria e também radioterapia.

– Em 2013, o Grupo Luta Pela Vida adquiriu um novo acelerador linear para o Hospital do Câncer, por meio de doações da população e de empresas da região. O investimento foi de cerca de três milhões de reais.

– 2019, aconteceu a entrega física do espaço do Centro de Cuidados Paliativos, Centro Cirúrgico e do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital do Câncer em Uberlândia. Além disso, aconteceu a aquisição da Elektra Versa HD, uma máquina de última geração para a Radioterapia e as obras de ampliação da quimioterapia infantil e adulta.

– Em 2020, o Hospital do Câncer em Uberlândia completou 20 anos. 

– Nos primeiros meses de 2021, o Hospital do Câncer iniciou as atividades da nova sala de radioterapia equipada com terceiro acelerador linear, uma das máquinas mais modernas no mundo capaz de realizar procedimentos de alta complexidade. 

 

 
Rolar para cima