Radioterapia humanizada é destaque para o tratamento infantojuvenil do Hospital do Câncer em Uberlândia

O Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer, que trabalham em prol dos pacientes oncológicos de Uberlândia e região, são guiados por valores fundamentais, como a humanização. Este princípio pode ser notado por todos os cantos da instituição de saúde, desde um carinho na distribuição de lanches, até ações como a confecção de máscaras personalizadas para os pacientes infantis em tratamento na radioterapia.

O telejornal MG1, da TV Integração, mostrou este projeto desenvolvido dentro do Hospital, que visa deixar mais lúdicas as sessões de radioterapia das crianças. Como comenta a chefe do setor de Oncologia (Hospital do Câncer em Uberlândia), Cláudia Helena Tavares, as máscaras, que são peças obrigatórias para o tratamento de tumores no cérebro ou nas regiões de cabeça e pescoço, são importantes para manter o paciente o mais imóvel possível. “Isso causa muita angústia no adulto e muito mais na criança. Por isso, nós resolvemos testar e fazer a arte nas máscaras para que as crianças a utilizassem durante o tratamento”, explica.

A voluntária do Grupo Luta Pela Vida e artista plástica responsável pelas artes, Maria Clara Souto, relata que essas máscaras são desenvolvidas há mais de seis anos no Hospital e é fruto de um trabalho em equipe. “Tem sido muito importante, porque é um conceito lúdico e as crianças adaptaram bem a essa brincadeira”, reforça a artista.

Para a Dra. Cláudia, chefe do setor de Oncologia, é muito importante ter essa certeza de que os pacientes estão tendo um tratamento humanizado. “Ver que, apesar da dificuldade, o sofrimento não é tão grande assim, que isso vai passar e que, depois disso, a brincadeira vai ser muito mais legal. Aquela máscara vai ser mais um brinquedo pra ela, vai ser uma lembrança”, conclui.  

A paciente Esther Vitória, de cinco anos, atualmente guarda em sua casa a máscara de unicórnio que a fez companhia nas sessões de radioterapia. “Porque o unicórnio voa, eu gosto muito de unicórnio”.

Confira abaixo a reportagem completa que foi ao ar hoje:

Grupo Luta Pela Vida e Hospital do Câncer em Uberlândia, juntos na luta contra o câncer.

Rolar para cima