Rio Uberabinha é tema de novo livro de fotos e pinturas dos pacientes infantis do Hospital do Câncer

Compartilhe:

A arte sempre foi incentivada no Hospital do Câncer por meio das atividades culturais desenvolvidas pelo Grupo Luta Pela Vida e agora uma nova obra é lançada como resultado. Por meio do Projeto Alegrarte, com a lei de Incentivo a Cultura Estadual e patrocínio do Guaraná Mineiro, acaba de ser lançado o livro “Meu Rio Uberabinha – Expedição fotográfica e pictórica”.

O lançamento aconteceu na nova sede do DMAE, local onde a exposição que reúne as obras ficará exposta até 21 de dezembro. O livro reúne 70 pinturas e 69 fotografias feitas por 35 pacientes infantojuvenis e seus acompanhantes, realizadas a partir do contato que os jovens artistas tiveram com a fauna e a flora que circundam o Rio Uberabinha. Na coordenação desse trabalho participaram as fotografas Cintia Guimarães e Sandra de Freitas; o coordenador pedagógico do Hospital do Câncer, Leonardo Almeida; a artista plástica Maria Clara Ferraz e a revisora Maria Letícia Rocha de Souza.

O coordenador pedagógico do Grupo, Leonardo Almeida, ressalta o projeto como estímulo para os pacientes para que sigam confiantes na luta contra o câncer. “O tratamento da doença, na maioria das vezes, vem acompanhado de inúmeras restrições no cotidiano do paciente e sua família. Nesta perspectiva, o Projeto Alegrarte dá vazão às expressões criativas dos pacientes por meio da arte”, explica Leonardo. O coordenador pedagógico destaca outro ponto importante do projeto, que é a saída do ambiente hospitalar durante as atividades. “Foram muitas expedições, oficinas e depois a edição livro. Os alunos receberam aulas sobre os conceitos básicos da fotografia, visitaram cachoeiras e o próprio Rio Uberabinha para a produção artística ao ar livre, registrando a natureza”, conta.

Para sua concretização, o Projeto Alegrarte contou com o apoio do Guaraná Mineiro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Durante a cerimônia de lançamento da exposição, foi feita também a entrega de 350 exemplares do livro para a Secretaria Municipal de Educação, que fará o repasse para as bibliotecas das escolas municipais de Uberlândia.

Durante a cerimônia da lançamento do livro, a Secretaria Municipal de Educação recebeu 350 exemplares para serem distribuídos nas escolas municipais da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *