Setembro Verde: vida saudáveis é a principal forma de prevenir o câncer colorretal

Compartilhe:

A prevenção é a melhor solução para combater o terceiro tumor mais frequente na população brasileira: o câncer colorretal. O Hospital do Câncer em Uberlândia tem desenvolvido a campanha #CuidarÉViver, promovendo vídeos educativos em suas plataformas digitais para informar sobre como prevenir a incidência de vários tipos de tumores. O vídeo publicado nesta sexta-feira busca conscientizar a população sobre o câncer colorretal que. Para acessar, basta clicar aqui

Os principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer colorretal estão ligados ao estilo de vida, o que reforça a importância da prevenção para evitar o tumor, como comenta o oncologista e coordenador médico do Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr. Rogério Araújo. “O tabaco, as bebidas alcoólicas e o consumo de carnes processadas provocam estas mutações aumentam as chances de desenvolver  o câncer colorretal. Adotar hábitos de vida mais saudáveis, praticando exercícios físicos, tendo uma dieta rica em alimentos como frutas, vegetais e que contém fibras será a principal forma de evitar o câncer colorretal”, explica o especialista. 

A importância do diagnóstico precoce também merece destaque, já que possibilita até 90% de chances de sucesso no tratamento. No estágio inicial a doença pode ser silenciosa e assintomática, o que reforça a relevância dos exames de rastreamento. “É necessário estar atento a sinais do corpo como presença de sangues nas fezes, alterações nos hábitos intestinais como diarréia ou constipação frequentes, fraqueza ou sensação de inchaço abdominal, mas é importante lembrar que o câncer colorretal também pode ser silencioso no início.”, aconselha Dr. Rogério. 

Esta é a terceira produção da campanha #CuidarÉViver. Os anteriores debateram o combate ao fumo como principal aliado na prevenção do câncer de pulmão e também como o câncer é formado no corpo humano, você os encontra na página no YouTube do Hospital do Câncer em Uberlândia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *