V Simpósio discute câncer do trato gastrointestinal

Compartilhe:

Com palestras e discussões de caso, o evento acontece nos dias 02 e 03 de setembro

O câncer do trato gastrointestinal vem se tornando um importante problema de saúde pública nas últimas décadas. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) deste ano apontam que o câncer de esôfago é o 6º mais frequente entre os homens e 13º entre as mulheres. O câncer de estômago aparece em quarto lugar na incidência entre homens e em quinto, entre as mulheres. O câncer colorretal, por sua vez, é o terceiro mais incidente em homens e segundo em mulheres.

Devido a sua incidência, o câncer do trato gastrointestinal será tema do V Simpósio sobre o Câncer. O evento acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no anfiteatro do bloco 8C do Campus Umuarama. O Simpósio é uma realização da Liga de Apoio ao Paciente com Câncer, da faculdade de Medicina da UFU e do Grupo Luta Pela Vida, a ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia.

O Simpósio tem em sua programação a participação dos oncologistas Leonardo da Cunha, Glauco Costa Silveira e Rogério Agenor de Araújo. Nos dois dias de módulos serão 16 palestras sobre temas relacionados ao câncer do trato gastrointestinal. Mais de 18 profissionais participarão das palestras, que incluem temas como Aspectos clínicos, epidemiológicos e fatores de risco dos tumores de esôfago e estômago, Radioterapia nos tumores de esôfago e estômago, tratamento cirúrgico e quimioterápico adjuvante e paliativo, tratamento cirúrgico no tumor de Cólon localizado e metastático, Patologia nos tumores de cólon e reto, entre outros.

De acordo com a coordenadora da Liga de Apoio ao Paciente com Câncer, Izabella Borges de Oliveira, o objetivo do Simpósio é facilitar a disseminação de conhecimentos básicos sobre o câncer trato gastrointestinal. “O evento tem entre os seus objetivos disseminar as possibilidades que a oncologia traz para o trabalho médico, já que muitas vezes não é uma especialidade tão procurada pelos estudantes. A escolha por abordar o câncer do trato gastrointestinal este ano deve-se a importância de discutir o câncer do trato gastrointestinal, já que muitas vezes os sintomas podem ser confundidos com doenças comuns, como gastrite, por isso precisamos investir nesse tema”, conclui a estudante.

O evento é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde de Uberlândia e região, bem como para toda população interessada. Na sexta-feira (2), o Simpósio acontece de 18h às 22h10 e, no sábado (3), das 9h às 12h40.

As inscrições estão abertas pelo site www.eventick.com.br/vsimposiosobreocancer. A matrícula é R$25,00.

Folder programação 2016cor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *